A prática de Terapia Ocupacional tem uma definição simples e assertiva, segundo a Associação Americana de Terapia Ocupacional, significando o uso terapêutico das ocupações, incluindo as atividades da vida cotidiana com indivíduos, grupos, populações ou organizações. A Terapia Ocupacional pode ser utilizada para apoiar a participação, desempenho e funcionalidade em situações na casa, escola, local de trabalho, comunidade e outros ambientes. Os serviços de terapia ocupacional são fornecidos para habilitação, reabilitação e promoção da saúde e bem-estar para aqueles que têm ou estão em risco de desenvolver uma doença, lesão, transtorno, distúrbio, condição, deficiência, bem como limitação de atividade laborais ou da vida diária, dificultando ou restringindo o indivíduo na participação de atividades.
INTEGRAÇÃO SENSORIAL
A abordagem de Integração Sensorial de Ayres foi originalmente projetada para crianças em idade pré-escolar e escolar, mas seus conceitos podem ser aplicáveis a indivíduos mais jovens ou mais velhos. Pode ser definida como o ato de organizar sensações para uso, tendo em vista que por meio dos sentidos obtemos dados sobre as condições físicas do nosso corpo e do ambiente que nos rodeia. Trata-se de um processo que organiza as sensações do próprio corpo e do meio ambiente, atuando na organização de sensação pelo cérebro para o uso na vida cotidiana. A Terapia de Integração Sensorial busca integrar todos os sistemas sensoriais (visual, auditivo, gustativos, olfativo, tátil, vestibular e proprioceptivo), com maior destaque para o vestibular e tátil.
PSICOMOTRICIDADE
Trata-se de uma intervenção importante para crianças que estão com baixo tônus muscular, destacando que muitas crianças com transtorno do espectro autista possuem essa baixa. A Psicomotricidade é um termo empregado para uma concepção de movimento coordenado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade, linguagem e socialização. O trabalho de psicomotricidade tem ação direta no processo de estimulação sensorial e se sustenta por meio de três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto.