Modelo Denver
Foi desenvolvido e aperfeiçoado após muitos anos de estudos e pesquisas no Centro de Excelência em Autismo, na Califórnia (EUA). O método utiliza métodos nos quais a criança aprende brincando visando desenvolver as ferramentas necessárias para explorar o mundo e se relacionar com as pessoas. O método também atua de forma a ajudar a criança a estabelecer comportamentos focados, contribuir para a sua integração social e melhorar a atividade cerebral relacionada às habilidades sociais e de comunicação dos autistas. O método é bastante utilizado para pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), envolvendo no processo o paciente e seus familiares.
Método Bobath
É uma abordagem terapêutica desenvolvida para o tratamento do paciente, criança ou adulto, com disfunções neurológicas, tendo como base a utilização dos canais perceptivos para facilitar movimentos e posturas. O método busca colocar o paciente diante de um padrão muscular mais próximo do normal e suprimir padrões anormais antes que possam ser introduzidos. Para tanto possui uma abordagem que visa reduzir a espasticidade muscular e introduzir movimentos automáticos e voluntários a fim de preparar o paciente para os movimentos funcionais, trabalhando o tônus anormal.
Método ABA
(Applied Behavior Analysis em inglês) é um método que usa técnicas sistemáticas e baseadas em evidências, e tem como foco a melhoria de várias habilidades do paciente, tanto em casa quanto na escola. O método consiste no ensino intensivo das habilidades necessárias para que o indivíduo diagnosticado com autismo, ou transtornos invasivos do desenvolvimento, se torne independente. Atualmente é considerado como um dos métodos mais eficazes no tratamento Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Cabe destacar que as intervenções são realizadas considerando as necessidades específicas do indivíduo, de modo a incrementar ou minimizar determinadas capacidades, ensinar habilidades. O método pode ser aplicado de modo individual ou em grupo.
Método Floortime
É também conhecido como “tempo de chão”. É um método no qual o terapeuta, por meio das motivações da criança, cria possibilidades para estimular suas capacidades nos aspectos emocional, intelectual e social. O método se calca no desenvolvimento funcional da criança e tem como objetivo a formação de substratos para o desenvolvimento das capacidades da criança, sem se ater a algum comportamento isolado.
Método TEACCH
(Tratamento e Educação para Crianças com Autismo ou Desordens Relacionadas à Comunicação) foi criado na década de 1960 pelo Dr. Eric Schopler, sendo hoje aplicado em vários países. Pode ser entendido como um programa educacional e clínico que visa desenvolver as habilidades do portador do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) para que o mesmo possa alcançar a máxima independência possível ao chegar na vida adulta. Trata-se de uma intervenção que combina diferentes técnicas, visuais, de linguagem e de comportamento, com base em princípios como organização e rotina, sistemas de trabalho, organização física, dentre outros.